Problemas conhecidos após migração de servidores
Sempre que uma migração é realizada, espera-se alguns eventos que podem causar problemas para alguns usuários, a maioria desses problemas são causados pela demora na propagação do DNS do lado do cliente.
Vamos abordar dois principais problemas que encontramos e explicar de forma simples para o entendimento de todos.
E-Mails: Usuário envia com sucesso, mas não recebe novos e-mails
Os novos servidores possuem um IP diferente do antigo e ao alterar essa informação no DNS, o domínio dos clientes mudam para o IP do novo servidor.
Podem ocorrer problemas porque algumas internet demoram mais tempo para atualizar essa mudança e com isso o usuário é levado para o antigo servidor online. Por isso o envio de e-mail funciona normalmente, mas o recebimento não, pois o recebimento já está no novo servidor e está aguardando ser baixado pelo usuário. Isso só vai acontecer quando a internet dele atualizar a informação e se conectar ao novo servidor.
Sites: O webdesigner atualiza, mas não vê a mudança no browser
Os novos servidores possuem um IP diferente e caso o host FTP do webdesigner seja o IP antigo ou o domínio ainda desatualizado, ele fará a conexão normalmente no servidor antigo que ainda está online. Também será possível fazer o upload dos arquivos normalmente.
O problema será percebido ao tentar visualizar a mudança no browser. Os novos dados foram enviados para o antigo servidor, mas o mundo todo já vê a informação do novo servidor que não recebeu a atualização, já que o webdeigner se logou no antigo servidor via FTP.
Problemas esperados após migração de servidores
Soluções de Problemas
A forma mais objetiva de forçar a conexão para os novos servidores é utilizar o IP do novo servidor. O IP de um servidor HA!Host é compatível com os seguintes serviços:
– Host FTP
– Servidores de entrada (POP/IMAP) e Servidores de Saída (SMTP)
– Acesso cPanel usando o IP/cPanel
– Acesso Webmail usando o IP/webmail
– MX do domínio para casos em que o cliente usa serviços de sites externos como loja virtual ou sites do Wix por exemplo.
O IP do servidor de sua hospedagem podem ser visualizado seguindo os passos abaixo: